Registro de Leitura: Polímata (Filosofia)
última atualização em 10/11/2024
Esta postagem é dedicada ao registro das leituras da lista de filosofia do Projeto do Polímata. Entenda o projeto aqui.
O conteúdo desta postagem será atualizado gradativamente.
1. Prolegômenos
INÍCIO: 29/04/2022
FIM:
Os livros estão apresentados na ordem de minha leitura, não necessariamente na ordem em que se encontram no Ordenamento de Leitura (inclusive por ter a lista mudado durante a minha leitura).
1.1. A Vida Intelectual (A. D. Sertillanges)
Data de leitura: 03/06/2022
Nota: 3/5
Anotações:
Citações favoritas:
1.2. O Trabalho Intelectual (Jean Guitton)
Data de leitura: 24/03/2023
Nota: 4/5
Anotações:
Citações favoritas:
1.3. A Educação da Vontade (Jules Payot)
Data de leitura: 20/05/2023
Nota: 4/5
Anotações:
Citações favoritas:
1.4. Controle Cerebral e Emocional (Narciso Irala)
Data de leitura: 12/08/2023
Nota: 2/5
Anotações: Eu não gostei muito da linguagem do livro. O conteúdo é ok, tem algumas partes interessantes, mas fiquei a maior parte da leitura apenas sofrendo para chegar ao final. Não foi prazerosa, e acho que acabei absorvendo menos do conteúdo por causa disso.
Citações favoritas:
1.5. O Trabalho Intelectual e a Vontade (Jules Payot)
Data de leitura: 19/12/2023
Nota: 3/5
Anotações:
Citações favoritas:
1.6. Como Ler Livros (Mortimer Adler)
Data de leitura: 05/03/2024
Nota: 5/5
Anotações: Este livro é uma preciosidade. Gostaria de ter descoberto sua existência bem antes, talvez minha faculdade tivesse sido melhor. Gostei da forma com que ele é conduzido, mas, principalmente, gostei que a técnica dele pode me ser útil para muitas coisas, inclusive reduzir a quantidade de páginas a serem lidas no estudo para concurso público.
Citações favoritas:
1.7. Como Não Perder a Cabeça (Deal W. Hudson)
Data de leitura: 20/06/2024
Nota: 2/5
Anotações: O autor tinha uma intenção interessante (indicar obras que seriam "essenciais" em cada expressão artística), mas não trabalhou da melhor forma. A última parte do livro acabou se tornando entediante. A segunda parte poderia ter sido deixada de lado. Entendo que o autor não quis apenas fazer uma lista, mas muitas das informações (a análise feita) se tornaram inúteis e desinteressantes por falta de conhecimento das obras citadas.
Citações favoritas:
1.8. Conselhos sobre o Trabalho Intelectual (Louis Riboulet)
Data de leitura: 12/08/2024
Nota: 3/5
Anotações: Eu pulei esse livro na ordem de leitura do COA, pois achava que seria mais do mesmo e não estava com vontade de gastar para comprar esse livro. Acabei me surpreendendo e gostando dele - talvez por já estar com a leitura mais madura que para os dois primeiros, então consegui absorver melhor as ideias centrais, apesar de relativamente parecidas com os dois primeiros livros da lista.
Citações favoritas:
"A grandeza das ações humanas se mede pela inspiração que as faz nascer.""A modéstia é o caráter inseparável do verdadeiro saber, assim como a suficiência e a pretensão formam o selo especial da ignorância e da semi-ciência. Os verdadeiros são modestos porque sabem que ignoram muito; os parvos são orgulhosos e arrogantes porque acreditam saber tudo."
1.9. Didascalicon: Sobre a Arte de Ler (Hugo de São Vitor)
Data de leitura: 02/09/2024
Nota: 2/5
Anotações: Acabei mudando a ordem de leitura desse livro. Quando comecei a leitura da lista, o livro era leitura obrigatória. Depois de uma das alterações, ele passou a ser leitura complementar. Como eu já tinha colocado ele na minha meta de leitura, decidi mantê-lo; apenas esperei para ler no Kindle Unlimited, por isso ficou fora de ordem.
No geral, achei que tinha algumas ideias interessantes no livro, mas eu o achei um pouco confuso; talvez tenha sido por causa da estrutura que ele deu. A linguagem, pelo menos, é bem tranquila de acompanhar.
Citações favoritas:
"Todas as artes são motivadas por isso, e a isto se ordenam: para que seja reparada em nós a semelhança divina, que em nós é forma adquirida, e em Deus é natureza, a qual quanto mais somos conformados mais sábios nos tornamos."
1.10. A Tradição das Artes Liberais (Kevin Clark & Ravi Scott Jain)
Data de leitura: 09/11/2024
Nota: 3/5
Anotações: Achei a parte II a mais interessante (a parte em que eles realmente desenvolvem as sete artes liberais); é uma parte que, inclusive, merece uma releitura. Contudo, a partir da Parte III, o livro perde fôlego. Entendo que é um livro com abordagem cristã, mas acho que a escrita acaba se tornando um tanto repetitiva ao tentar convencer que todos os estudos devem ser voltados à filosofia divina.
Citações favoritas:
1.11. Como Pensar sobre as Grandes Ideias (Mortimer Adler)
Data de leitura:
Nota:
Anotações:
Citações favoritas:
1.12. O Critério (Jaime Balmes)
Data de leitura:
Nota:
Anotações:
Citações favoritas:
1.13. O Saber dos Antigos (Giovanni Reale)
Data de leitura:
Nota:
Anotações:
Citações favoritas:
1.14. As Ideias têm consequências (Richard M. Weaver)
Data de leitura:
Nota:
Anotações:
Citações favoritas:
1.15. Você Não Sabe Estudar (José Mário Chaves)
Data de leitura:
Nota:
Anotações:
Citações favoritas:
0 Comentários