Vida de Concurseira: Minha Experiência (em quase 5 anos)
As coisas parecem que estão finalmente entrando nos eixos no universo dos concursos. Agora em janeiro, muitos concursos abriram e outros tantos estão se preparando para abrir. Depois de tanto tempo estudando sozinha (e fechada no meu quarto), posso dizer que aprendi uma coisa e outra que gostaria de compartilhar. Quem sabe ajude alguém que está começando ou mesmo que está pensando em voltar a estudar.
Ressalto que essa é apenas minha experiência. Um relato de alguém que ainda está sofrendo com os estudos (e com as dores de cabeça). Não é uma verdade, apenas minhas impressões e minhas opiniões.
~ ~
Minha história
Eu estudo desde 2018. Comecei no segundo semestre. Fiz um curso semestral preparatório para Magistratura e Ministério Público no Damásio. Como achei que apenas o semestral não foi o suficiente, em 2019 fiz o mesmo curso (Magistratura e Ministério Público) na versão anual, também no Damásio. Com esses dois cursos montei meus cadernos e aí consegui montar meu roteiro de estudos. Na época que estava no Damásio, além das aulas de manhã, eu estudava 3h-4h por dia. Basicamente revisava o material da aula e lia a lei relacionada.
Em 2018 fiz minha primeira prova, do TJ-SP. Eu não gosto de falar notas (nunca gostei, e infelizmente para quem gosta de ter noção de rendimento, não divulgarei meus resultados. Se quiser conversar comigo em privado, posso conversar sobre isso. Qualquer coisa, pode me chamar lá no Instagram!), mas fiquei bem satisfeita com o resultado, apesar de não ter passado para a segunda fase (e estar bem longe da nota de corte). Em 2019, fiz o TJ-RJ - foi horrível, pois cobraram muita coisa local -, a DPE-SP - que também passou o trator em mim, por cobrar coisas que eu não estudo.
Comecei a estudar sozinha (sem curso) em 2020, já com meu próprio roteiro. Comecei a estudar 5h-6h por dia, mas só consegui manter isso até o agosto de 2020. Os últimos meses eu não consegui pegar nos livros porque, né? Tempos sombrios. Eu iria prestar a prova do TJ-RS em 2020 - e seria minha primeira prova realmente valendo -, mas ela foi adiada e esse foi um dos principais motivos para eu não conseguir estudar quase nada em 2020. Estava completamente desanimada, sem grandes perspectivas de quando os concursos voltariam.
Consegui voltar a estudar em janeiro de 2021 e desde então tenho pegado bem firme - entre altos e baixos. Desde janeiro de 2021, minha rotina de estudos já mudou várias vezes. Já teve foco em lei seca, já teve foco em questões, já teve foco em cadernos. Em geral, estudo 6h-8h por dia, com exclusão de domingo, no período sem edital. Pós edital, estudo entre 10h-12h.
>> Leia também: Minha Rotina de Estudos
Em 2021, fiz várias provas: TJ-PR, TJ-GO, TJ-SP e MP-SP. Não consegui nenhuma segunda fase entre essas provas, mas consegui ver uma melhora no desempenho em comparação às provas de 2018 e 2019. Em 2022, não fiz a prova do TJ-RS quando o concurso voltou, pois a passagem estava extremamente cara - e o valor que eu tinha pago na passagem em 2019 não cobriria. Mas em compensação, fiz e passei para a segunda fase tanto do TJ-MG quanto do TJ-SC. Nesse meio tempo, também fiz DPE-PR e MP-MG, sem grandes resultados.
~ ~
Plataformas
• NomosJuridicos é bem legal para quem tá começando a pegar lei seca. Ele mostra a incidência dos artigos nos diversos concursos. Confesso que o usei pouco (acredito que tenha sido um mês só com o plano Magistratura Estadual), mas o suficiente para que eu marcasse o meu Vade Mecum.
>> Leia também: Como Estudar Lei Seca
• FocusToDo. Eu uso pra controlar meu tempo de estudo, já que uso o método pomodoro para estudar. Ele é gratuito para usar e tem versão para celular e para o computador. Comprei a versão completa e a parte que eu mais gosto, confesso, são as estatísticas!
• QConcursos. Eu confesso que nunca testei outras plataformas de questões, mas eu acho o QC bem completo. Uso desde 2019. O uso gratuito apenas 10 questões por dia - que é bem pouco para quem está estudando. No começo usava só a versão mais básica (que era a mais barata), mas o site sempre tem promoções e consegui pegar a versão mais completa por um preço mais acessível. Recomendo!
~ ~
Cursos
• MEGE
Eu fiz um "Última Semana" deles do TJ-MG, mas eu não gostei; achei que poderia ter sido bem mais resumido. Para um curso focado em ser a última revisão, tinha coisa demais e senti que fiquei sem foco. Fiz também o Reta Final do MP-SP. Para quem gosta ou precisa de bastante conteúdo escrito, fica a sugestão. Também fiz um curso para a 2ª fase do TJ-SC. Recomendo muito para 2ª fase, mais do que para a 1ª fase.
• Damásio
Sou um tanto suspeita para falar do Damásio. Fiz dois cursos presenciais e recomendo bastante se for possível, pois tira um pouco a pressão de estudar sozinho o dia todo (sinto muita falta de lá, por sinal; mas hoje em dia já não faz mais sentido para mim fazer um curso anual). Também fiz o Projeto 189 (online) durante o ano de 2021. Foi bom para atualizar meus cadernos.
• JusTutor
Ele tem cursos focados na 2ª fase com correções individuais. Na 2ª fase para o TJ-MG acabei escolhendo esse curso ao invés do MEGE, uma vez que achei que o MEGE era muito mais puxado e que eu não daria conta. Não me arrependo (porque na época realmente não teria dado conta). Eles acertaram em cheio a sentença penal!
• Ênfase
É a melhor plataforma para cursos preparatórios que já testei. Tem bastante conteúdo pra todos os gostos (vídeo aulas, e-book, podcast, questões). Fiz um para o TRF e ele se tornou meu queridinho.
0 Comentários